A ideia de criar um Diretório partiu da necessidade de os alunos do Ensino Superior requerer uma democracia justa na Instituição.
A princípio iríamos implantar um CA (Centro Acadêmico), mas como somos a primeira turma, nossa força seria dividida em criar duas chapas, então resolvemos juntar os cursos superiores (Bach. Agronomia e Licenc. Ciências Agrícolas) e por volta de setembro de 2010 criar uma única chapa, chapa AGROLICA, um DA (Diretório Acadêmico), formando assim o Diretório Acadêmico dos Estudantes Gabriel Felipe dos Santos Rigamonte, nome este escolhido em memória e homenagem à um ex-aluno desta instituição e que esteve presente junto à boa parte dos integrantes do Diretório Acadêmico.
No final de novembro de 2010 nosso estatuto estava pronto, a chapa foi eleita de acordo com Capítulo III, Artigo 4° do estatuto.
No início de 2011, com muitas lutas contra a vontade das pessoas do "topo da pirâmide", providenciamos a legalização e implantação do DA com registro em CNPJ, por meio de rifas conseguimos financeiramente o poder de registrá-lo em cartório no dia 14 de abril de 2011.
Nosso Símbolo
Para concluir o processo de registro, precisaríamos de um logotipo ou logomarca, e com apoio de todos foi criado uma simbologia para o DA, símbolo este que possui 4 significados principais:
• Mão esquerda fechada é a força do direito estudantil, o poder da política democrática, sigificado de Luta.
• As engrenagens são o poder de expansão de conhecimento (geralmente usado nas engenharias)
• Os quadrados pretos distorcidos significa a difusão de algum tipo de ensinamento, significa que somos tudo mas somos nada, ou seja, somos cientes que temos muito a ensinar e temos muito mais à aprender.
• Tudo isso envolvido numa aliança, um círculo, que tem suas cores (verde, amarelo e preto) e a engrenagem posicionada estratégicamente para lembrar e homenagear a Antiga Escola Agrotécnica Federal de Colatina, uma escola que teve um impacto técnico enorme na sociedade Capixaba, Mineira e Baiana, e que todos docentes insistem em apagá-la da memória.
Agradecimentos
Agradecemos a todos os Centros e Diretórios acadêmicos que nos auxiliou na criação do Estatuto, à servidora Simone e ao professor Cristiano que nos orientaram para os processos de encaminhamento jurídico e ao professor Nilton Nélio Cometti que nos deu o apoio necessário para montagem e criação do Diretório Acadêmico.